sábado, 1 de março de 2014

picanha de colher







Ingredientes:
- 1,5 kg de picanha maturada
- 3,5 xícaras de vinho tinto seco
- 5 lascas de gengibre
- 1 pimenta dedo de moça
- 8 talinhos de alecrim fresco
- 8 talinhos de tomilho fresco
- 8 folhas de louro
- 10 dentes de alho
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 1,5 colher de sopa de açúcar mascavo
- Sal





1. Fatie grosseiramente a cebola, os alhos e o alho-poró.
2. Abra a pimenta ao cumprido e retire as sementes, descartando-as.
3. Em um recipiente plástico, coloque a picanha com a gordura virada pra baixo. Faça uma marinada acrescentando: 2,5 xícaras de vinho, o gengibre, a pimenta, o alecrim, o tomilho, o louro, os alhos, a cebola e o alho-poró. Salpique sal. Tampe e leve à geladeira por 8 horas. Caso queria ou precise, pode deixar mais tempo.
4. Aqueça uma panela de pedra grande, coloque somente a peça de picanha com a gordura virada pra baixo e deixe dourar. Vire-a e doure também. Retire a picanha da panela cozinhe em fogo baixo por 4 horas.
5. Reduza 1 xícara de vinho no açúcar mascavo.
6. Ao longo do cozimento, eu intercalei: 1 xícara de água quente, 1 xícara de vinho reduzido no açúcar mascavo e 1 xícara de água quente.  


Rendimento: 5 porções
Tempo aproximado: 13 horas



Fica extremamente saboroso. Não fica salgado, fica mais pra azedinho, apesar do açúcar mascavo reduzir a acidez do molho. 

A carne solta muita (muita mesmo!) gordura. Não jogue esta maravilha fora. Guarde-a na geladeira e use para refogar outras carnes. 

Uma outra coisa que você precisa saber, no começo espirra muito, o fogão vai ficar bem sujo e uma parte da gordura vai ficar grudada no fundo da panela, o que vai dar muito trabalho pra limpar. Mas vale muito a pena!!! Para limpar a panela, aconselho ferver com água e sal e ir esfregando com palha de aço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário