domingo, 27 de janeiro de 2013

bolinhos de laranja





















Ingredientes:
- 1 xícara de suco de laranja
- 1/3 de xícara + 1 colher de sopa de mel
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de amêndoas
- 1 colher de chá de raspas da casca da laranja
- 1/8 de colher de chá de extrato de amêndoas
- Óleo de coco


1. Coloque em uma panela o suco de laranja e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo, adicione uma colher de mel e misture. Reserve. 
2. Bata as claras em neve.
3. Em uma tigela, coloque as gemas, o mel restante, o extrato de amêndoas, a farinha de amêndoas e as raspas da laranja e misture bem com um batedor de arame. Neste ponto, a massa ficará muito consistente. Se você achar que está estranho demais pra dar certo, não desista! Continue. 
4. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. 
5. Em forminhas individuais (7 cm por 5 cm), untadas com óleo de coco, coloque uma porção da massa de amêndoas (3 colheres). Bata cada forminha contra uma superfície para assentar a massa. 
6. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C por 25 minutos ou até dourar. Quando achar que está pronto, espete a massa com um garfo. O garfo deve sair limpo. Isso significa que a massa está sequinha. Retire do forno e deixe esfriar.
7. Desenforme e molhe cada bolinho com a calda de laranja. Pode enfeitar com amêndoas em lascas torradas. Para isso, basta colocar as amêndoas no forno por dois minutinhos. Fique de olho, pois ela queima rápido. Sirva em seguida.


Rendimento: 20 bolinhos
Tempo aproximado: 1 hora


Dicas:
1. Se você, como eu, tem uma dificuldade extrema de fazer raspas de laranja, faça o seguinte: com uma faca muito bem amolada, retire a casca em camadas bem fininhas. Depois, pique bem. Isso é suficiente para deixar o bolo com um sabor maravilhoso!
2. O tempo para o bolo ficar pronto varia de acordo com o tamanho da forma. Mas também com cada forno. É importante olhar regularmente para que não passe do ponto ou fiquem muito secos, como estes que eu fiz. Contudo, se a massa estiver branca, não abra o forno. Só abra o forno quando achar que está pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário